Tratamento

O tratamento para fibrose cística consiste em acompanhamento médico multidisciplinar, pois envolve médicos e profissionais de diversas especialidades.

 

Em uma equipe que possa ofertar um atendimento mais completo, podemos destacar os seguintes profissionais: Pneumologista, Gastroenterologista, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro e Assistente Social. Havendo outras demandas o paciente deve ser encaminhado para avaliação de acordo com a necessidade apresentada.

 

O tratamento medicamentoso em sua grande maioria compreende em uso frequente ou até constante de antibióticos e mucolíticos inalatórios, enzimas pancreáticas, complementos nutricionais como dietas e vitaminas. Alguns medicamentos inalados ajudam a abrir as vias respiratórias e fluidificar o muco. Os antibióticos previnem e tratam infecções pulmonares.

 

As enzimas pancreáticas absorvem gorduras e proteínas, a suplementação alimentar ajuda na manutenção nutricional do paciente, evitando desnutrição e baixa de vitaminas, especialmente vitaminas A, D, E, K.

 

A fisioterapia respiratória consiste em deslocar as secreções das vias aéreas, proporcionando limpeza dos brônquios e vias superiores, é de fundamental importância na prevenção de infecções e fortalecimento da musculatura.

 

O exercício físico é outro grande aliado ao tratamento, e deve ser avaliada a melhor forma de prática juntamente com médico e equipe que acompanha o paciente.

 

A adesão ao tratamento conforme indicação medica é de fundamental importância para manutenção de uma boa condição de saúde. Cada paciente terá seu tratamento indicado individualmente por profissionais das equipes multidisciplinares e ou médicos que o acompanhe no tratamento. Nunca se automedique. 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br