Sobre a Fibrose Cística

A Fibrose Cística, também conhecida como mucoviscidose é uma doença complexa, incurável e não contagiosa, causada por uma alteração genética que faz com que toda a secreção do organismo seja muita grossa e pegajosa, o que desencadeia graves alterações no sistema respiratório, digestivo e reprodutor.

 

Sistema Respiratório

O muco espesso e pegajoso bloqueia os canais dos brônquios, ocasionando dificuldade para respirar, tosse crônica e infecções pulmonares.

 

Sistema Digestivo

O muco espesso evita que as enzimas digestivas, necessárias à digestão, cheguem ao intestino, levando assim a diarréia e a desnutrição.

 

Sistema Reprodutor

As alterações são diferentes entre os sexos: as mulheres têm a fertilidade diminuída, mas têm chances de engravidar. Os homens produzem espermatozóides, contudo a maioria é estéril em função da obstrução do canal deferente (que transporta os espermatozóides até o testículo).  

 

Uma forma de popularizar o conhecimento da doença é a percepção através do beijo. Os níveis maais altos de cloro retêm água e sódio, o que deixa o suor mais salgado. Por isso, um beijo, muito mais que demonstrar carinho, pode detectar a possibilidade da existência da doença.

Estima-se que em Minas Gerais, milhares de pessoas tem a doença e não sabem.

Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado a pessoa com Fibrose Cística pode ter uma vida ativa e produtiva.

 

 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br