Vitamina A

A vitamina A é essencial na visão, proporciona integridade das células epiteliais (da pele), o crescimento, a imunidade e ainda age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento). Ela pode ser adquirida, através da ingestão de alimentos de origem animal,  como pró-vitamina, ou caroteno nos produtos de origem vegetal.

Alimentos que são ricos em Vitamina A

As principais fontes dessa vitamina são: fígado, leite e derivados, alguns peixes e óleos de fígado de peixes como bacalhau e gema de ovo. As fontes de caroteno são as hortaliças de cor amarela e verde como cenoura, batata baroa, abóbora, espinafre, couve, alface e frutas como manga e mamão além de  óleos como dendê, buriti e pequi.

 

Essa vitamina é absorvida associada aos lipídeos (gorduras) da dieta, necessitando da presença de sais biliares e enzimas pancreáticas, sendo transportada até o fígado onde será armazenada.

A deficiência de vitamina A é detectada por exames e sinais clínicos como déficit de crescimento, anemia, cegueira noturna, sensibilidade a luz (fotofobia), redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas (xerodermia), stress e outros. A hipovitaminose é ainda mais prejudicial na Fibrose Cística já que provoca redução da secreção da mucosa do trato respiratório e diminuição da elasticidade pulmonar, propiciando infecções.

Causas da deficiência

  • Falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até dois anos de idade.
  • Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A.
  • Consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis  entre elas a vitamina A.
  • Na Fibrose Cística ocorre absorção inadequada das gorduras e das vitaminas A, D, E e K que são solúveis  em gorduras  levando a um aumento das necessidades dessas vitaminas.
  • Infecções frequentes, comuns em pacientes com Fibrose Cística: as infecções que acometem as crianças levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos podendo surgir uma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques no organismo e desencadeando ou agravando o estado nutricional.

Portanto na Fibrose Cística é necessário além de uma alimentação equilibrada, o uso de suplemento de vitamina A para repor as necessidades aumentadas dessa vitamina.

 

Cintia Passos

Nutricionista 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br