Educação Alimentar na Infância

A preocupação com uma melhor qualidade de vida tem levado à maior atenção para a prática da Educação Alimentar iniciada na infância, pois é nessa fase da vida que os hábitos alimentares são formados.

A escola, cujo objetivo magno é capacitar cidadãos a tomarem decisões mais esclarecidas a partir de aprendizagens, desempenha um papel fundamental no incentivo do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Entretanto, o papel dos pais nesse processo é de fundamental importância, por representarem o exemplo constante para os filhos nos diversos momentos e situações da vida. Para isso, os pais devem estar bem orientados, agindo com segurança na orientação e educação alimentar de suas crianças.

  • A alimentação da criança deve ser encarada com maturidade, calma e segurança, para evitar conflitos emocionais;
  • A criança aprende com exemplos, portanto, dificilmente ela comerá um alimento que seus pais não têm o hábito de comer;
  • Estabeleça limites para os comportamentos inapropriados relacionados à alimentação. Nem o controle rígido e nem uma abordagem de “deixar fazer” é provável de Ter sucesso;
  • Não revelar alegria ou tristeza de acordo com o quanto ou o quê ela come, mas mostrá-la como cuidar do seu corpo;
  • A criança não deve suspeitar que sua maneira de comer inquieta os pais;
  • Não agrade as crianças para que comam e nem as castigue por não terem se alimentado;
  • Determine quais alimentos serão oferecidos, evitando que a alimentação das crianças seja composta apenas por seus alimentos favoritos;
  • Se um alimento é recusado, substitua-o por outro equivalente. Alguns dias depois, ofereça novamente o alimento recusado;
  • Questione seus filhos sobre o que lhes foi ensinado sobre alimentação na escola e procure praticá-lo em casa. Participe desse processo de aprendizagem.
  • As refeições devem ser feitas em um ambiente tranqüilo e agradável,  proporcionando momentos de prazer.

 

 

Cíntia Passos

Nutriconista 

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