Atividades Lúdicas x Fisioterapia


 

Todos sabemos da importância do tratamento fisioterápico na promoção da saúde dos pacientes, mas também temos em mente todas as dificuldades enfrentadas em manter a freqüência as sessões.

 

O fisioterapeuta deve procurar sempre motivar seus pacientes e a melhor forma para isso, sem se desprender dos seus objetivos no tratamento é a associação da atividade lúdica durante as sessões.

 

“Atividades lúdicas” são atividades onde crianças e até mesmo jovens e adultos se exercitam e se tratam brincando, buscando o bem estar físico e emocional.

 

Através do ato de brincar o paciente pode satisfazer seus desejos afetivos, relacionados à auto-estima e realizar direta e indiretamente os objetivos e finalidades do tratamento. Durante a prática lúdica, o paciente exercita suas capacidades de relacionamento, aprende a ganhar, a perder, opor-se, expressar suas vontades, desejos e enfrentar seus problemas de saúde; enfim, adquire afeição.

Brincando educa sua sensibilidade para apreciar seus esforços e tentativas. O prazer que atinge quando consegue finalizar uma tarefa (apostar uma corrida, pegar o colega, ou pular na cama elástica o mais alto possível) faz com que se sinta realizado por atingir uma meta, aumentando a auto-estima. A brincadeira desafia o paciente e o leva a atingir níveis de realização acima daquilo que ele pode conseguir normalmente com a fisioterapia convencional.



Estagiários:
Roberta Kelly Vieira Souza
Flávio Afonso Gonçalves Mourão

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br