09/08/2019 : Comunicado sobre a falta de medicamentos as ações da AMAM

 Belo Horizonte, 09 de agosto de 2019.

 AMAM 022/2019.

Prezados Associados, Pais e/ou Representantes Legais e Familiares,


Como é de conhecimento de todos, nos últimos meses estão faltando na Secretaria Estadual de Saúde, muitos medicamentos, complementos nutricionais e suplementos vitamínicos que tem comprometido a vida dos pacientes e familiares.

Infelizmente, recentemente, também passaram a faltar antibióticos e outros medicamentos que são imprescindíveis ao tratamento das infecções pulmonares.

Isto significado que, com a falta destes medicamentos de uso em casa (domiciliar), por via oral e inalatória, é esperado que muitos pacientes venham a ser internados.

Neste sentido, o Comitê Médico Científico da AMAM, composto por todos os especialistas que tratam a Fibrose Cística, orientam que os cuidados com os pacientes sejam redobrados, bem como, nos casos de piora no quadro clínico, os pacientes procurem os médicos e ou, os ambulatórios de tratamento, imediatamente, independente das consultas pré agendadas.

A AMAM está tomando inúmeras atitudes para obrigar o Governo de Minas Gerais a comprar os medicamentos faltantes, e como é de conhecimento geral, o Governo alega que não tem dinheiro para pagar suas dívidas, dentre elas, com os fornecedores de medicamentos, que não mais vendem para o Estado de Minas gerais, por falta de pagamento.

O Conselho Médico Científico da AMAM, orienta ainda que todo e qualquer medicamentos, dietas, vitaminas e outros insumos receitados aos pacientes e que não estejam disponíveis da SES, sejam informados imediatamente a AMAM através do envio das copias da RECEITA, COMPROVANTE DE RETIRADA E DECLARAÇÃO por escrito relatando a falta do medicamento. Sem tais documentos, a Associação não tem como tomar as providencias necessárias junto a SES ou na Justiça para tentar regularizar o fornecimento de todos os medicamentos.

A situação está muito grave e põe em risco a vida de todos os pacientes. Dos 50 (cinquenta) medicamentos e insumos que compõem o tratamento dos fibrocísticos, estão faltando 39 (trinta e nove) e o Estado de Minas Gerais não tem previsão para o pagamento dos fornecedores dos medicamentos, ou seja, para voltar a fornecer-los. 

A nossa Associação precisa da ajuda de todos para permanecer funcionando e buscar garantir todo o tratamento necessários para os pacientes.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas a respeito e orientar os pacientes e familiares.
  

A AMAM somos nós.  

 

Atenciosamente,

Dr. Francisco Caldeira Reis

Conselheiro Cientifico da AMAM

  • Foto anterior Próxima foto

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br